quarta-feira, 20 de maio de 2009

Pré-conceito

"Tristes tempos os nossos. É mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito".
Infelizmente, a frase dita por Einstein ainda é contemporânea.
Mesmo com o avanço da humanidade em diversos aspectos, as pessoas ainda julgam e criticam aqueles que não são, ou agem, ou se assemelham a elas mesmas. Normalmente esse julgamento é feito sem que a outra parte se faça conhecida. O dicionário Houaiss estabelece preconceito como sendo "qualquer opinião ou sentimento, quer favorável quer desfavorável, concebido sem exame crítico".
É triste ver como o "diferente" é enxergado. Mas diferente do que? O branco é diferente do negro, que é diferente do índio? A mulher é diferente do homem? O heterossexual é diferente do homossexual, que é diferente do bissexual? O deficente físico é diferente do deficiente mental, que é diferente daquele que não tem alguma deficiência?
Pessoas são marginalizadas, maltratadas, agredidas e até mortas sob a justificativa de não serem iguais. No Brasil negros são agredidos, mulheres perdem oportunidades de emprego, homossexuais são mortos, índios são privados de se aprimorarem e deficientes são olhados com descaso e, no máximo, pena. Mas a nenhum deles é dada a chance de mostrarem que são indivíduos pensantes, seres humanos como qualquer outro, com qualidades e defeitos e, que fazem parte de um todo.
Claro que conquistas foram feitas. Muitos conseguiram seu espaço, isso não pode ser negado. Mas junto com as conquistas veio a hipocrisia e o preconceito velado.
As mulheres lutaram e muitas deixaram a posição de donas-de-casa para assumirem altos cargos em empresas, serem líderes, ganharem salários maiores que o de muitos homens. Mas os homens de seus empregos estão sempre esperando por uma falha, seus maridos são intimidados por suas conquistas e tentam fazer com que larguem os trabalhos e fiquem cuidando da casa, dos filhos... Esse é o preconceito velado. Finge-se que está tudo bem, quando na verdade existe apenas uma máscara e embaixo dela há a torcida de tudo dar errado e se prove que elas não têm competência.
Negros perdem oportunidades de emprego sob diversas alegações, exceto o fato da sua cor de pele. Claro, pois se alguém alegar isso hoje será preso por racismo. Então, criam situações para justificar a incompetência, como despreparo, falta de qualificações, etc. Realmente, uma pena, pois num país de tanta miscigenação, no qual, segundo pesquisas, mais de 90% da população é afro-descendente (não necessariamente negro, mas com negros em sua árvora genealógica) esse fator de cor de pele deveria ser irrelevante.
Homossexuais são vistos como abominações da natureza, sendo perseguidos e humilhados. E na tentativa de se "igualarem" tentam se superar a cada dia, seja nos estudos, no trabalho, sempre se aprimorando. A maioria não tem coragem de assumir sua identidade, com medo de retaliações e perda de oportunidades, tornando-se pessoas com sucesso profissional e infelizes no lado pessoal, por acabarem tendo de ser hipócritas com os outros hipócritas.
E o mais triste de tudo é que esses três tópicos são situações até melhores do que o padrão do dia-a-dia. Pois deve-se lembrar também da mulher sem condições que deve suportar o machismo do marido e da família, submeter-se a vergonha e violência e levar sua vida assim. Negros sem escolaridade e sem condições de melhoria que são colocados à margem da sociedade e acabam por seguir uma vida em direção à violência, crimes e morte. Homossexuais que, também, sem condições melhores de vida acabam por se prostituírem, são ridicularizados e muitos agredidos e até mortos.
Cabe à cada um tentar se desfazer de alguns conceitos existentes em sua mente do que deve ser certo e errado e buscar conhecer o próximo, ouvir, enxergar e descobrir que cada um na sua individualidade faz a diferença no mundo como um todo. Cada indivíduo tem seu papel na sociedade e na vida do próximo. Deve-se quebrar preconceitos e buscar o tratamento igualitário. O que diz quem é a pessoa é seu caráter, sua competência, sua personalidade; e não seu sexo, sua cor de pele, ou sua identidade sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário